Cyberativismo e Liberdade de Expressão

No dia 17 de agosto tive a alegria de poder defender um artigo de minha autoria no X Congresso de Direito Tributário, Constitucional e Admi...

Cyberativismo e Liberdade de Expressão

No dia 17 de agosto tive a alegria de poder defender um artigo de minha autoria no X Congresso de Direito Tributário, Constitucional e Administrativo, um dos mais tradicionais eventos do estado de Mato Grosso do Sul, de realização do Prof. Me. Clélio Chiesa e da Universidade Católica Dom Bosco. Com o título "Cyberativismo e Liberdade de Expressão na Era Digital", procurei traçar rápidas linhas acerca das limitações que a garantia da liberdade de pensamento podem - e muitas vezes precisam - sofrer para que protestos online não se confundam com atos de cyberterrorismo. Entre os assuntos abordados estavam movimentos da internet como o Anonymous, os protestos contra SOPA e PIPA, a derrocada de regimes totalitários, e a responsabilidade do uso de redes sociais como canal de comunicação para externalizar críticas, reclamações e pensamentos.

A palestra está disponível para acesso pelo YouTube, inclusive em formato FullHD (1080 px), para aqueles que se interessam pelo assunto, mas que eventualmente não estiveram presentes ao evento. Agradecimentos aos membros da banca examinadora, em especial à prof. Dra. Rejane Alves de Arruda, cujas palavras ao final da apresentação foram uma honra - e uma alegria - imensa.



O artigo pode ser baixado integralmente para leitura NESTE LINK. Bons estudos!

2 comentários

Avatar
Dora Barcelos 20 de maio de 2012 16:29

Descobri seu blog numa ocasião em que eu precisava escrever uma redação pra escola sobre humor e liberdade de espressão. Li um texto seu que me ajudou muito e desde então seus textos têm me ajudado a fazer dissertações. Sempre gostei de escrever, mas de um jeito bem subjetivo que nem sempre se encaixa com o perfil que as redações de vestibular exigem. Sempre é meu drama ter que escrever objetivamente, especificar o tema, minha tese, tudo em 30 linhas. Bom trabalho, continue assim! Obrigada...

Isadora Barcelos

http://anonimatodacriatividade.blogspot.com.br/

Reply Delete
Avatar
Raphael Rios Chaia 20 de maio de 2012 22:51

Grato pelas palavras, Isadora, fico feliz de poder ter sido útil de alguma forma. O blog há de continuar por um bom tempo, pode ter certeza. Grande abraço!

Reply Delete