728x90 AdSpace

  • Novidades

    quinta-feira, 18 de maio de 2017

    Bom Dia MS: Extorsão Criptoviral e Segurança Online

    No último dia 17 de maio fomos convidados pela equipe da TV Morena (filiada da Rede Globo em Mato Grosso do Sul) para que pudéssemos conversar sobre os recentes ataques de ramsonware (extorsão criptoviral) que atingiram mais de 200 mil pessoas no mundo todo. 


    O tema não é novidade para os leitores aqui do blog, já que o discutimos ano passado, e a conduta não é desconhecida para quem trabalha com segurança eletrônica. No cometimento desse crime o criminoso invade um determinado dispositivo informático e procede com a instalação de um “malware”, ou seja, um software malicioso, que tem por função acessar os dados e informações do computador da vítima. A partir do momento que identifica os arquivos e dados de maior importância, o infrator procede com o bloqueio destes por meio de criptografia, ou seja, codificam esses dados e informações,  tornando-os ininteligíveis para os que não tenham acesso às convenções combinadas - no caso, a chave de decriptamento. 

    Uma vez "em posse" da chave de desbloqueio dos dados, o infrator envia uma mensagem à vítima exigindo o pagamento de determinados valores para que ela possa ter restabelecido seu acesso aos dados e informações "sequestrados". O pagamento pode ser de diferentes formas - transferências eletrônicas e dinheiro digital (Bitcoins) estão entre algumas das mais comuns.

    No último dia 16, também demos nossas opiniões acerca desse ataque na FM UCDB 91.5. A íntegra da entrevista pode ser ouvida abaixo.

    • Comentários do Blogger
    • Comentários do Facebook

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Bom Dia MS: Extorsão Criptoviral e Segurança Online Rating: 5 Reviewed By: Raphael Chaia
    Ir para Cima